O termo “dermatologista” é frequentemente associado, no imaginário comum, à palavra “acne”, pois é muitas vezes por causa dessa inflamação da pele, ela própria associada à adolescência, que ocorre a primeira consulta com um dermatologista. No entanto, isso é muito redutor para o dermatologista, porque esse médico, especializado em dermatologia, trata e cura muitas outras doenças, todas ligadas à nossa aparência física. Concentre-se em uma especialidade que cura a alma e a autoestima curando o corpo!
O dermatologista não se limita a tratar surtos de acne juvenil . Devido à sua especialização em dermatologia , este médico trata de muitas outras doenças que afetam a pele, mas também os cabelos, as unhas e certas mucosas.
Portanto, pode ser necessário consultar um dermatologista para verificar ou remover uma pinta que esteja se desenvolvendo de forma suspeita, mas também para aliviar o herpes zoster ou a psoríase, ou para viver melhor com o vitiligo .
Às vezes, é necessário recorrer a um dermatologista especializado em estética, na ausência de doenças ou infecções, se o aspecto físico prevalecer sobre o alívio de uma patologia. Reduzir rugas, atenuar cicatrizes , realizar depilação definitiva, etc., são procedimentos que o dermatologista cosmético pode realizar, na ausência de patologias, para melhorar a autoimagem.
primeira consulta com o dermatologista é, portanto, antes do exame físico, o momento de uma troca verbal sobre as expectativas e apreensões do paciente. O dermatologista poderá orientar seu paciente sobre as técnicas a serem utilizadas, mas também deixar claro o que ele pode ou não fazer.