O Compêndio apresenta artigos revisados por pares e oportunidades de educação continuada sobre técnicas de restauração, insights clínicos e inovações odontológicas, oferecendo conhecimento essencial para profissionais de odontologia.
A decisão de enxertar a maxila severamente atrófica ou adotar a abordagem alternativa sem enxerto, usando implantes zigomáticos, pode se resumir à resposta à seguinte pergunta: “A reconstrução cirúrgica ou protética de um defeito cirúrgico é mais previsível usando uma técnica ou outra?”
Existem essencialmente duas aplicações para o implante zigomático. A primeira é o conceito tradicional de zigomático, que envolve a colocação de um implante zigomático em cada quadrante posterior em conjunto com dois a quatro implantes axiais na pré-maxila. Pacientes neste grupo têm osso remanescente apenas na área da pré-maxila (zona 1) e estão sem osso nas regiões pré-molar e molar (zonas 2 e 3, respectivamente). A segunda aplicação é o conceito de quad zigoma, no qual dois implantes zigomáticos são colocados em cada um dos ossos zigomáticos do paciente bilateralmente. Pacientes nesta categoria estão sem todo o osso alveolar maxilar em todas as três zonas.
Para pacientes que apresentam qualquer um desses padrões de reabsorção maxilar, a colocação de implantes zigomáticos e carga imediata com uma prótese híbrida suportada por implantes pode ser facilmente realizada em uma consulta cirúrgica. A porção rosa da prótese híbrida serve como a “reconstrução protética” do defeito cirúrgico. A abordagem alternativa ao uso do conceito de zigoma é enxertar o seio maxilar, ou seja, procedimento de elevação do seio maxilar. Este procedimento aborda apenas o osso ausente na maxila posterior e não o osso ausente na pré-maxila. Uma abordagem alternativa ao conceito de zigoma quádruplo (em casos de reabsorção alveolar maxilar total) é o enxerto “ferradura de Bränemark” usando osso ilíaco autógeno para reconstruir a reabsorção vertical, horizontal e posterior da maxila. Esta é uma reconstrução cirúrgica de um defeito cirúrgico.